Curso livre em Psicanálise

Matrículas abertas para turma 2025

Invista no seu futuro, seja um psicanalista qualificado.

Curso livre em Psicanálise

Matrículas abertas para as turma de 2025

Invista no seu futuro, seja um psicanalista qualificado.

Dúvidas frequentes

Nosso curso é destinado a pessoas que possuem  graduação superiror ou curso tecnologo. 

No Brasil e no mundo a psicanálise é uma profissão livre, não regulamentada, entretanto, a psicanalise é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e possui registro na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. A CBO de psicanalista é o de número 2515.50/2002. O exercício da psicanálise se dá de acordo com o artigo 5. º, incisos II e XIII da Constituição Federal.

Sobre a legalidade da prática profissional psicanalítica, temos ainda o Parecer do Conselho Federal de Medicina, processo Consulta 4.048/97 de 11/02/98; o Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal; e Aviso nº: 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da psicanálise no Brasil.

No Brasil e no mundo a psicanálise é uma profissão livre, sem regulamentação oficial. É considerada ocupação conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), de numero – 2515.50/2002. por essa razão ainda não existe curso de graduação reconhecido pelo MEC.
Ao final do curso o IBT Psicanálise emite um certificação, atestando que obteve êxito no Curso Livre de Formação de Psicanálise, o que permite atuação em consultórios, clínicas particulares, hospitais, etc. em todo o Território Brasileiro.

 

O curso do IBT Psicanálise é um Curso Livre, amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97.

Não. A Psicanálise é independente de cursos regulares acadêmicos, sendo os profissionais formados pelas sociedades psicanalíticas. Apesar de manter relação com algumas profissões devido a utilização de conhecimentos científicos comuns a diversas áreas, não se limita a especialidades de nenhuma delas, constituindo-se em uma atividade independente.

Não. Os Conselhos são autarquias federais criadas por lei, para supervisionar eticamente, e julgar os atos exclusivos das profissões liberais de formação acadêmica reconhecida oficialmente no país. Por não existir curso de graduação em Psicanálise, a atividade psicanalítica não se aplica a vinculação a Conselhos.

À medida em que o sofrimento humano persiste e que casos como depressão, ansiedade, fobias, vícios, conflitos ou mesmo o desejo de se autoconhecer tornam-se presentes, potencialmente a demanda por psicanalistas torna-se vasta. O atendimento de pessoas pode se dar de forma presencial ou online, em clínicas, empresas ou consultório próprio.



Matrículas abertas para as turmas de 2025

Fale conosco no WhatsApp Clique no botão 'Saiba Mais'.

Contato

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?