Invista no seu futuro, seja um psicanalista qualificado.
Invista no seu futuro, seja um psicanalista qualificado.
Nosso curso é destinado a pessoas que possuem graduação superiror ou curso tecnologo.
No Brasil e no mundo a psicanálise é uma profissão livre, não regulamentada, entretanto, a psicanalise é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e possui registro na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. A CBO de psicanalista é o de número 2515.50/2002. O exercício da psicanálise se dá de acordo com o artigo 5. º, incisos II e XIII da Constituição Federal.
Sobre a legalidade da prática profissional psicanalítica, temos ainda o Parecer do Conselho Federal de Medicina, processo Consulta 4.048/97 de 11/02/98; o Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal; e Aviso nº: 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da psicanálise no Brasil.
No Brasil e no mundo a psicanálise é uma profissão livre, sem regulamentação oficial. É considerada ocupação conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), de numero – 2515.50/2002. por essa razão ainda não existe curso de graduação reconhecido pelo MEC.
Ao final do curso o IBT Psicanálise emite um certificação, atestando que obteve êxito no Curso Livre de Formação de Psicanálise, o que permite atuação em consultórios, clínicas particulares, hospitais, etc. em todo o Território Brasileiro.
O curso do IBT Psicanálise é um Curso Livre, amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97.
Não. A Psicanálise é independente de cursos regulares acadêmicos, sendo os profissionais formados pelas sociedades psicanalíticas. Apesar de manter relação com algumas profissões devido a utilização de conhecimentos científicos comuns a diversas áreas, não se limita a especialidades de nenhuma delas, constituindo-se em uma atividade independente.
Não. Os Conselhos são autarquias federais criadas por lei, para supervisionar eticamente, e julgar os atos exclusivos das profissões liberais de formação acadêmica reconhecida oficialmente no país. Por não existir curso de graduação em Psicanálise, a atividade psicanalítica não se aplica a vinculação a Conselhos.
À medida em que o sofrimento humano persiste e que casos como depressão, ansiedade, fobias, vícios, conflitos ou mesmo o desejo de se autoconhecer tornam-se presentes, potencialmente a demanda por psicanalistas torna-se vasta. O atendimento de pessoas pode se dar de forma presencial ou online, em clínicas, empresas ou consultório próprio.