A depressão é um distúrbio de saúde mental caracterizado por tristeza profunda, alteração do humor e pela falta de interesse ou prazer em atividades que eram gratificantes e agradáveis. Tende a ser crônica e recorrente, principalmente quando não tratada.
Para a OMS, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. Atualmente, mais de 450 milhões de pessoas são afetadas diretamente por transtornos mentais, a maioria delas nos países em desenvolvimento. No Brasil, são mais de 11 milhões de casos de depressão.
Dentre as causas da depressão, há evidências que indicam a existência de componente genético, que torna uma pessoa suscetível para desenvolver a doença. Outros estudos mostram uma deficiência nos neurotransmissores, que regulam a atividade motora, do humor e do sono. Eventos estressantes e alguns fatores de risco, como ansiedade, dependência de álcool e drogas, separações, perda de emprego e de condição financeira, podem desencadear a doença.
O diagnóstico da depressão é clínico, realizado por psiquiatra após verificação da história do paciente e realização de exame do estado mental. O tratamento geralmente é por meio da associação de medicamentos e psicoterapia.