Indicação de livros

O palhaço e o psicanalista

Um encontro inusitado entre um palhaço e um psicanalista. Obra com mais de 40 mil livros vendidos.Se de médico e louco todo mundo tem um pouco, de psicanalista e palhaço todo mundo tem um pedaço. Christian Dunker e Cláudio Thebas abordam neste livro, com bom humor e profundidade, um tema comum para ambos os ofícios: como escutar os outros? Como escutar a si mesmo? E como a escuta pode transformar pessoas?
Mesclando experiências, testemunhos, casos e reflexões filosóficas, os autores compartilham o que aprenderam sobre a arte da escuta, um tema tão urgente no mundo atual, onde ninguém mais se escuta.

Cartas a um jovem terapeuta

Nova edição ampliada do best-seller de Calligaris, o psicanalista mais pop do Brasil Respeitado pelos seus pares, admirado pelos intelectuais e querido pelos pacientes e leitores, Contardo Calligaris é uma unanimidade no país. Italiano de nascimento, ele conquistou os brasileiros com seu jeito lúcido, claro e provocativo de abordar questões comuns a homens e mulheres, não importando a idade e convicções políticas, filosóficas e religiosas.

Há pouco mais de dez anos publicou a primeira edição de Cartas a um jovem terapeuta. Fez tanto sucesso que, agora, Calligaris lança uma nova edição ampliada com mais conteúdo para os temas já abordados, como a vocação profissional, o primeiro paciente, amores terapêuticos, o dilema “curar ou não curar” e até questões práticas e o que fazer para ter mais pacientes.

Mas Calligaris introduz outros pontos também fundamentais na formação do psicoterapeuta, como as condições necessárias para seguir a profissão, quanto custa e o que é preciso ler. Aborda também, de uma forma muito sincera, a sempre conflitante e contraditória relação com a família. E responde uma pergunta muito frequente: por que os terapeutas enxergam tudo pelo prisma da sexualidade?

Freud: Totem e Tabu

Totem e tabu, também com tradução de Paulo César de Souza. O subtítulo “Algumas concordâncias entre a vida dos homens primitivos e dos neuróticos” não chega a dar ideia da riqueza dos temas que aborda, pois os quatro ensaios que o compõem tratam da origem da religião e da moralidade, ou seja, da própria civilização. Baseando-se em estudos de antropologia, biologia e história, Freud lança a conjectura de que o ato fundador da sociedade humana foi o assassinato do pai da horda primitiva pelos próprios filhos.

Totem e tabu foi a primeira aplicação da psicanálise a questões de psicologia social. A edição deste fundamental ensaio de Freud é lançada após o enorme sucesso de vendas de O mal-estar na civilização, uma penetrante investigação sobre as origens da infelicidade, sobre o conflito entre indivíduo e sociedade e suas diferentes configurações na vida civilizada.

Mulheres que correm com os lobos

Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante.

Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam.

Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações psíquico-arqueológicas’ nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.

A interpretação dos Sonhos

A interpretação de sonhos, segundo Freud, desvela, sobretudo, os conteúdos mentais reprimidos ou excluídos da consciência pelas atividades de defesa do ego e justifica inquestionavelmente sua posição dentro da psicanálise, já que a parte do id cujo acesso à consciência foi impedido é exatamente a que se encontra envolvida na origem das neuroses. O interesse de Freud pelos sonhos teve origem no fato de constituírem eles processos normais, com os quais todos estão familiarizados, mas que exemplificam processos atuantes na formação dos sintomas neuróticos.

Lagrimas Secretas

Muitos trazem do passado segredos intocáveis. Homens e mulheres guardando dentro de si marcas que interferem em sua vida ainda nos dias atuais. Relacionamentos frustrados, conflitos com o sexo oposto, decepção com a vida, podem ser frutos de uma alma ferida pelo abuso sexual sofrido na infância. Este livro tem o diagnóstico, o remédio e a cura para as dores causadas por este mal.

A Fé dos Demonios

Blaise Pascal dizia que há três tipos de pessoas: os que encontraram a Deus e buscam servir a Ele; os que ainda não O encontraram mas O estão buscando; e os que não O encontraram e tampouco O estão buscando. Neste ensaio, o autor — um dos filósofos franceses de maior destaque atualmente — procura analisar a atitude de um quarto tipo de pessoas: aqueles que, tendo encontrado a Deus e conhecido seus mandamentos, escolhem negá-lo e desobedecê-lo. Este é todo um novo tipo de ateísmo, com estreitas semelhanças àquilo que se poderia chamar de “fé dos demônios” — que conhecem a Deus, mas não o obedecem.

Fadas no Divã

Escrito por dois psicanalistas, a partir da própria experiência clínica, pessoal e parental, Fadas no Divã engata o leitor que, como eles, sente-se pessoalmente implicado, interpretado pelo encontro com suas velhas histórias. Nesse sentido é um livro que pode evocar lembranças e suscitar possíveis insights do leitor sobre sua infância. Ou seja, embora não seja escrito para isso, pode ter como efeito paralelo uma função de auto-análise. É também uma forma de aprender psicologia e psicanálise através das histórias infantis.

O Desenho Infantil

A autora faz um estudo minucioso dos desenhos, do desenvolvimento do grafismo infantil, das suas etapas, das cores e seus simbolismos e da localização do desenho no papel, assim como as fases são estudadas por autores como Piaget, Vygotsky, Lowenfeld, Derdyk, entre outros, e faz este estudo baseada na Arteterapia. Cada um destes aspectos é muito importante tendo em vista a “análise” dos desenhos infantis. O livro contém desenhos de crianças da escola pública e da escola particular, traz a parte teórica na qual a autora vai se reportando para “analisar” tais desenhos, ainda traz a teoria referente às representações e apresenta algumas informações referentes ao desenho das crianças com necessidades especiais.

Winnicot

O que faz a vida valer a pena? Como construímos nossas relações com os outros? Como o mundo espontâneo e criativo da criança pode fazer parte da vida adulta? Quais são as origens da criatividade e como podemos desenvolvê-la em nós mesmos e nos outros? Por que a infância e a brincadeira dão um colorido especial à vida e aos relacionamentos humanos? Essas são algumas das questões que instigam este livro. Winnicott tornou-se o mais influente psicanalista ligado a questões da infância. Sua teoria, derivada da experiência clínica, foi amplamente incorporada e muitas de suas intuições permanecem atuais e operantes.

Introdução a Psicanálise de Crianças - O lugar dos pais

Na clínica psicanalítica com crianças, a demanda de tratamento é, inicialmente, dos pais. São eles que telefonam, que marcam um horário, que se queixam, que trazem a criança. Neste livro, Michele Roman Faria mostra que, mais que um traço particular dos tratamentos de crianças, a presença dos pais impõe uma especificidade, porque exige intervenção.

Contato

© IBT  Psicanálise | Feito com ❤ pelo time Evoo Marketing

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?